Midia

terça-feira, 11 de maio de 2010

Convergência de mídias e currículo

Atualmente estamos inseridos num mundo onde a tecnologia se faz cada vez mais presente, onde vem exigir do educador um posicionamento de participação efetiva nesse novo cenário de convergência midiática, como também terá que assumir uma postura reflexiva e investigadora de sua ação pedagógica, onde o grande desafio é fazer a integração das diferentes mídias ao currículo escolar através de trabalhos com projetos dentro duma abordagem interdisciplinar.
Segundo Prado, 2005, na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções do conhecimento para a seguir, fazer interpretações e representações do mesmo.
Mas, como toda mudança requer tempo e, mudar não é nada fácil, principalmente na educação, já que os envolvidos têm que abandonarem práticas lineares de vários anos para embarcar nesse novo contexto de inúmeras possibilidades de ensino aprendizagem, se torna assustador para alguns e nem um pouco de fácil de superação, mesmo estando diante do fascínio e porque não dizer, do deslumbre do grande número de recursos tecnológicos que surgem a cada dia, além da gama de informações disponíveis e da rapidez com que elas são acessadas, capazes de gerar conexão entre as mais diversas culturas globais.
A aceleração das mudanças vem fazer com que os educadores superem os seus medos ou temor inicial do novo, para aproximar essa tecnologia digital integrada a internet ao currículo escolar tal qual é necessário para que se tenha uma escola onde todos tenham chance de desenvolver habilidades e competências para um mercado de trabalho exigido pela sociedade. Que são grandes os desafios, não tenho dúvidas, mas, a escola tem que se adaptar a esse processo evolutivo constante criando e recriando novos modelos educacionais de ensinar e aprender, pois não há mais lugar para aquele ensino fragmentado e descontextualizado.
Diante dessa realidade é importante lembrar que a escola que temos hoje, ainda tem muita dificuldade em incorporar tudo isso de forma natural como já acontece fora dela, escola. Daí, a convergência das mídias ainda parece algo estranho no dia a dia escolar, já que trabalha uma metodologia desarticulada frente a maioria das mídias que veiculam na sociedade.
Sabemos da importância da revolução que o computador e a internet são capazes de fazer no processo ensino aprendizagem, por outro lado, conhecemos os entraves que a escola vem sofrendo ao tentar se adequar e se organizar dentro dos novos moldes exigidos pela sociedade do conhecimento e da tecnologia, onde o aluno deve ser estimulado a ser autônomo nas suas produções e criações, e, que só poderá acontecer através de ações criativas e colaborativas.
Portanto, a saída seria envolver o aluno em atividades integradas, propiciando a investigação com foco a levá-los a desenvolver a curiosidade e a partir daí fazer com que eles tenham interesse em construir o seu próprio conhecimento, sabendo o que querem e onde querem chegar.
Finalizando pontuo que, o mais importante para que realmente aconteçam as mudanças no contexto escolar é necessário que o professor tenha conhecimento das especificidades de cada um dos recursos a ser utilizados ou disponibilizados em situações de aprendizagens. E, poderemos dar início utilizando os recursos mais comuns dentro do contexto da internet que além da interatividade podemos citar a pesquisa, a comunicação e a representação do conhecimento, ou seja, construção de páginas que com certeza virão potencializar e enriquecer o aprendizado do aluno de tal forma que todas as linguagens serão incorporadas da melhor e mais rápida maneira.
Creio que, não há porque não aproveitarmos esses recursos de forma articulada para facilitar a construção e desenvolvimento de projetos construídos em parceria entre alunos e professores.

Referências:
PRADO, Maria Elisabette B. B., artigos, Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações, 2005 e Articulações entre as áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática, 2008; disponibilizados em http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/1sf.pdf .

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