Atividade 1 Unidade II
Cursista: Rosimeire Moraes Lopes
Tutora: Auta Fernandes Costa
Hipertexto
Conceituar hipertexto nada mais é do que dizer que é uma rede de textos com ramificações disponíveis em alguma mídia ou em diversas mídias, o exemplo disso são as enciclopédias, o google e/ou os demais depositórios de links, disponibilizados na web. Também, seria dizer que é um texto dentro de um outro, como quase todos os que estão na internet que interconecticam com outras informações formando uma teia de textos com informações complementares.
Na educação, seria como a construção do conhecimento num contexto compartilhado, que poderia ser usado além da construção do conhecimento como um recurso organizador de materiais de diferentes assuntos.
Sendo que o interessante de tudo isso é que o hipertexto já existe há muito tempo e veio superar as velhas formas lineares do antigo texto escrito. A partir daí, houve uma revolução nas construções e representações do pensamento pois, as produções passaram a ser construidas de forma coletiva e colaborativa, onde tudo é feito ou reconstruido por todos.
Vale lembrar que, o hipertexto digital está ligado a hipermídia ou a multimídia onde o usuário é capaz de conectar as diversas formas de multimeios como: sons, imagens, vídeos, tudo isso dentro de um mesmo ambiente ou recurso que através das buscas por informações vem gerar um conhecimento pautado na interatividade, propriedade e na solidez.
Hoje em dia cada vez mais tem se tornado comum ouvir o termo desenvolver trabalhos em autoria colaborativa, que nada mais é do que as famosas construções de hipertextos, usando excelentes recursos tecnológicos, como blogs, vlogs e tantos outros.
Finalizo, citando o quanto foi gostosa a navegação nos diferentes ambientes de hipertextos e o quanto é curioso e grandioso este mundo da internet e, que vale a pena uma maior exploração dos mesmos no processo ensino aprendizagem. E, acrescento que nós educadores devemos ter estes recursos como ótimos aliados na construção e/ou reconstrução do conhecimento, tanto para dinamizar como para enriquecer as nossas estrategias de ensino, sem nunca esquecer da responsabilidade em desenvolver o senso crítico nos alunos, chamando-os para a valorização da parceria cooperativista dos inúmeros colaboradores ou coautores de seu conhecimento.
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto
Olá Meire,
ResponderExcluirTodo esse processo pelo qual estamos vivenciando de estudos, de trabalho, de convivência interativa e colaborativa com o mundo que nos rodeia em si já é um processo hipertxtual. Bem citado por você: "... nós educadores devemos ter estes recursos como ótimos aliados na construção e/ou reconstrução do conhecimento...", e de fato todo esse processo de navegar a deriva, de aquisição de conhecimentos através da pesquisa hipertextual deva ter sentido na nossa vida pessoal e profissional através do trabalho interativo e colaborativo.
Avante, sempre avante e conte comigo.
Olá amiga Meire. Realmente essa navegação nos diferentes ambientes de hipertextos é muito prazeroso,grandioso e enriquecedor com nossa prática pedagógica,buscando inovar as metodologias, os recursos utilizados em sala de aula.
ResponderExcluir