Midia

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O uso das mídias nos projetos didáticos

A sociedade atual passa por diversas mudanças, exigindo cada vez mais profissionais críticos, criativos, reflexivos, com capacidade de “aprender a aprender”, de trabalhar em grupo, de se conhecer como indivíduo e como membro participante de uma sociedade que busca o seu próprio desenvolvimento, bem como o de sua comunidade. Para tanto se faz necessário que o professor transmita ao aluno conceitos e conteúdos, enfatizando a construção do conhecimento pelo aluno e o desenvolvimento de novas competências necessárias a sua formação.
É muito importante apresentar ao aluno as inúmeras possibilidades de entender o mundo e o seu cotidiano, que atualmente se expressa principalmente por meio de recursos tecnológicos. Dessa forma justifica-se explorar tais possibilidades, além de utilizar as informações a que os educandos têm acesso como jornais impressos e telejornais, revistas, livros, Internet e outros, para analisar e discutir conhecimentos através da leitura dos diferentes textos, incentivando o domínio da linguagem oral e escrita através da pesquisa na web e/ou outros meios.
Dentro desse contexto, a informática vem contribuir como mais um recurso educacional, com o intuito de motivar os alunos para o estudo, estimulando o raciocínio e a construção do pensamento crítico. Daí, os professores devem usá-la como ferramenta de sala de aula no ensino aprendizagem, tendo como desafio dentro do cenário globalizado uma formação que atenda aos anseios de uma educação mais competitiva.
Portanto a escola precisa observar o que está acontecendo, discutir e analisar com os alunos para que percebam os aspectos positivos e negativos das novas abordagens pedagógicas e suas possibilidades, levando os alunos a fazerem re-leituras dos diversos gêneros textuais em cada veiculo de comunicação, partindo da visão de conhecimento que os alunos têm e ajudá-los a avançar neste conhecimento de análise crítica e escrita dos tipos de textos e leituras.
O aluno tem papel primordial nesse processo como co-autor do conhecimento e, que através de investigações de temas desenvolverá habilidades e competências de pesquisador e produtor de seu próprio conhecimento com autonomia intelectual e, nada mais incentivador do que o trabalho através de projetos didáticos.
Enquanto que os professores têm papel fundamental como orientador e incentivador tanto nas pesquisas quanto no desenvolvimento de projetos didáticos, levando o aluno a ter autonomia e participação ativa na construção de seu conhecimento. E, também têm o papel motivador, mediando o processo de forma planejada e participativa como co-autor dos autores (alunos) numa perspectiva de problematização de temas do cotidiano.
Os projetos didáticos propiciam, enfim, o estudo de problemas reais e, por isso, complexos, o que implica a necessidade de uma abordagem interdisciplinar. Nada mais é do que uma forma de ação pedagógica e que para colocá-la em prática, é preciso ter um planejamento pedagógico, isto é, fazer escolhas sobre o que será ensinado, como se dará esse processo e como será a avaliação.
De um modo em geral, os projetos didáticos são importantes porque abrem novas possibilidades de aprendizagem aos educandos: viver situações em que é necessário tomar uma decisão sobre que caminho seguir; aprender a fazer um cronograma, considerando uma meta e as condições iniciais para realizar o projeto; decidir que estudos realizar para resolver um problema; compreender um processo de transformação ou uma questão política; predispor-se a analisar uma situação social complexa e situar quais disciplinas fornecem conhecimentos para esclarecê-la. É preciso ressaltar que a avaliação de um projeto didático deve levar em conta, principalmente, as aprendizagens realizadas pelos alunos durante sua realização e não a quantidade pontual de conteúdos aprendidos.
Exemplificando, colocarei o endereço de um projeto didático PROJETO DIDÁTICO LER É TÃO BOM de Telma Regina Siqueira Linhares, http://socializandoleituras.blogspot.com/2009/06/memorias-socializadas-projeto-didatico.html
Finalizando, entendemos que os professores devem aproveitar o potencial do computador e das Tecnologias de Comunicação (TIC) e das diversas mídias presente nas escolas, para oferecer ao aluno um ambiente seguro e motivador para a investigação, análise e descoberta de princípios e conceitos. Ações como essas são importantes, pois favorecem a aprendizagem cooperativa e a construção/produção de conhecimentos críticos e criativos, permitindo mudanças não somente no paradigma educacional, mas também na forma de aquisição de conhecimento, algo fundamental nos dias atuais.
E que o trabalho com projetos didáticos além de resignificar o ensino/aprendizagem, o mesmo vem tornar o processo mais dinâmico e contribui para um ensino motivador, participativo e reflexivo, oportunizando pensar o fazer pedagógico para que se haja uma transformação na prática docente. Sendo importante a integração e utilização das mídias como estratégia pedagógica para motivar aprendizados, despertar interesses e problematizar conteúdos, facilitando assim a aprendizagem dos alunos.

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